Escola estadual situada em terreno próximo ao mar é beneficiada por passagem aberta há vinte anos por terreno vizinho, que permite fácil acesso à praia. O proprietário do mencionado terreno, ao iniciar empreendimento hoteleiro no local, fecha definitivamente a referida passagem, considerando que a escola tem acesso à via pública. A Secretaria de Educação indaga à Procuradoria Geral do Estado se é viável juridicamente preservar o acesso à praia. Responda fundamentadamente à consulta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Sociedade empresária que presta serviços de transmissão de sinal de comunicação via satélite intitula os contratos que celebra com seus clientes como “contratos de locação de dispositivo em satélite”. Sabendo que a sociedade empresária realiza a operação e manutenção dos satélites, não tendo os clientes qualquer ingerência sobre o equipamento, discorra fundamentadamente sobre a qualificação contratual.
O aumento da inflação, no contexto da pandemia de Covid-19, autoriza a revisão judicial de um contrato civil ou empresarial, de trato sucessivo, do qual não consta cláusula expressa de reajuste com base em índice inflacionário?
Qual o prazo prescricional aplicável à pretensão de reparação por responsabilidade civil contratual? Justifique.



