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Q126423 | Direito Previdenciário
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2021
Órgao: MPC PA - Ministério Público de Contas do Estado do Pará
Cargo: Procurador
Padrão de resposta Adaptada30 linhas

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Em 2008 o estado de Roraima buscou regularizar a situação previdenciária de seus servidores e o fez por meio de emenda ao regulamento de seu regime próprio. A Lei Complementar Estadual n.º 138/2008 estipulou que passaria à condição de participante o servidor declarado estável nos termos da Constituição Estadual. Uma resolução do Poder Legislativo local havia reconhecido, na capacidade de estáveis, funcionários admitidos entre os anos de 1991 e 2003 sem concurso público. A norma foi objeto de impugnação pelo governador do Estado em sede de Ação Direta de Inconstitucionalidade que foi julgada procedente e ficou assim ementada:

Decisão: O Tribunal, por unanimidade, julgou parcialmente procedente o pedido formulado na ação direta para declarar a inconstitucionalidade do art. 3.º, I, parte final, da Lei Complementar n.º 54, de 31/12/2001, do Estado de Roraima, na redação conferida pela Lei Complementar n.º 138, de 26/6/2018, nos termos do voto do Relator. Quanto à modulação de efeitos da decisão, o Tribunal, por maioria, ressalvou da decisão aqueles que, até a data de publicação da ata deste julgamento, já estejam aposentados ou tenham preenchido os requisitos para a aposentadoria sob o regime próprio de previdência do estado de Roraima, exclusivamente para efeito de aposentadoria, nos termos do voto do Relator, vencido o Ministro Marco Aurélio. Ausentes, justificadamente, os Ministros Celso de Mello e Cármen Lúcia. Presidência do Ministro Dias Toffoli. Plenário, 20/9/2018. (ADI 5111/RR).

Com base nas informações descritas no texto apresentado, responda.

1 A Constituição Federal de 1988 reconheceu estabilidade a servidores que não haviam sido submetidos a concurso público?

2 Com o advento da decisão mencionada, qual o vínculo previdenciário, se existente, do servidor titular exclusivamente de cargo de provimento em comissão no estado de Roraima?

3 Qual o tratamento adequado para as contribuições previdenciárias eventualmente recolhidas aos cofres do RPPS por pessoa mais tarde considerada não segurada?

Esta questão foi adaptada para 30 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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