1. Paulo praticou delito de porte de substância entorpecente para consumo próprio quando estava em vigor a antiga Lei de Drogas, qual seja, a Lei 6.368/76. Todavia, na data do julgamento, já estava em vigor a Lei 11.343/2006. A defesa de Paulo, então, em alegações finais, defendeu a ocorrência de abolitio criminis. Nesse sentido, em atenção ao disposto na lei específica, bem como ao entendimento dos Tribunais Superiores acerca do tema, responda de modo justificado às perguntas a seguir:
A) Tem razão a defesa de Paulo, ou seja, a conduta de porte de substância entorpecente para consumo próprio foi descriminalizada? [Respostas sem justificativa não serão pontuadas.] (10,0 pontos)
B) Caso a conduta de Paulo fosse tipificada como tráfico de drogas, mas tendo ocorrido nesse mesmo contexto, ou seja, sob a égide da Lei 6.368/76, e julgamento posterior à entrada em vigor da Lei 11.343/2006, seria possível a combinação de leis, permitindo-se a aplicação da causa especial de diminuição de pena prevista no §4º do art. 33 da Lei 11.343/2006 à pena cominada no art. 12 da Lei 6.368/76? [Respostas sem justificativa não serão pontuadas.] (10,0 pontos)
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
3. O Delegado de Polícia Gilson recebeu denúncia anônima de que Sandra, menor, estaria sendo abusada sexualmente por seu padrasto Henrique, na pequena e pacata cidade de X, no interior do Ceará, onde Gilson estava lotado como Delegado Titular. Após diligenciar previamente à instauração do inquérito policial para confirmar a veracidade da informações, decidiu-se por instaurá-lo, já que o teor da denúncia anônima foi confirmado. Ao saber de tal fato, a avó materna de Sandra, muito preocupada com a neta menor de idade, contrata o advogado e investigador particular Jorge para acompanhar as investigações. Durante as investigações particulares, o advogado/investigador Jorge, um amante de tecnologi…
2. No bairro de São João, localizado na cidade de São Pedro, há duas escolas muito famosas. O Colégio Lorenzo Giustiniani, especializado no ensino de crianças deficientes, e o Colégio Herculano de Perúgia, sem qualquer especialização com crianças deficientes, voltado, exclusivamente, ao ensino visando ao vestibular. Em virtude de desentendimentos com a diretoria do Colégio Lorenzo Giustiniani, Paola resolveu transferir seu único filho para uma nova escola, mais próxima de sua residência, o que facilitaria sua rotina com a criança. Seu filho, Salvatore, estudava no Colégio Lorenzo Giustiniani desde a creche e, atualmente, contava com sete anos de idade. Paola se dirigiu à nova escola, Colégio…
1. Douglas, policial civil que está investigando uma organização criminosa, durante diligência relativa à investigação em andamento, invade clandestinamente a casa de Denílson, um dos investigados, porque observou, do lado de fora, que uma mulher que estava dentro do imóvel gritava, proferindo as seguintes palavras: “Socorro! Por favor, não me mate! Alguém me ajuda!” Todavia, ao ingressar no imóvel, Douglas observou que a mulher não estava sendo agredida, mas sim fazendo uma brincadeira.
Nessa hipótese, atento(a) tão somente às informações descritas, responda justificadamente:
A) Douglas praticou delito de abuso de autoridade? [Respostas sem justificativa não serão pontuadas.] (10,0 pontos)



