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Q119154 | Pedagogia
Banca: Instituto AOCPVer cursos
Ano: 2019
Órgao: Pref Cariacica - Prefeitura Municipal de Cariacica
Cargo: Professor

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A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência constitui-se em importante instrumento legal para a luta pelos direitos das pessoas com deficiência. A conquista de direitos pressupõe a quebra de barreiras. A respeito do assunto, redija uma resposta em que defina o que é barreira, de acordo com a referida Lei, e que apresente quais barreiras obstaculizam a inclusão social e escolar das pessoas com deficiência, apontando ações capazes de oportunizar o enfrentamento desses obstáculos e um sistema educacional inclusivo.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaPedagogia
BancaInstituto AOCP

Na condição de professores(as) dos ciclos do ensino fundamental, precisamos constantemente refletir sobre o processo de apropriação da leitura e da escrita da criança. Ao mesmo tempo que esse tema é desafiador, também é necessário para garantir a qualidade da educação. Isso porque, mesmo antes de ingressar no universo escolar, grande parte das crianças tem contato com a cultura escrita. Tal fato demonstra que a maioria das crianças estabelece contato com materiais escritos, mas também precisamos considerar aquelas crianças que pertencem à cultura iletrada que nunca tiveram acesso a esse tipo de material.

A partir do excerto apresentado e considerando a bibliografia proposta no Edital de Aber…

Imagine a seguinte situação hipotética:

A escola municipal que você leciona atende alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. No ano letivo de 2023, a equipe diretiva e pedagógica implantou o planejamento docente articulado aos objetivos de aprendizagem delimitados pelo Referencial Curricular do Município. Além disso, a equipe pedagógica inseriu um novo item no planejamento do professor, denominado metodologia da mediação dialética, e solicitou que os professores trabalhassem com sequência didática. A equipe esclareceu que esse elemento auxiliará na legitimação da ação docente com vistas a melhorar a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do 1º ao 5º ano.

Observada as demandas …

Para Darido (2004), o professor que se mantiver rígido em atividades que não despertem qualquer interesse dos alunos termina por afastá-los da disciplina, auxiliando a formação dos não praticantes de atividade física. Nesse contexto, o que a autora sugere para evitar ou amenizar essa situação?

[DARIDO, Suraya C. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Rev. bras. Educ.
Fís. Esp., São Paulo, v.18, n.1, p.61-80, jan./mar. 2004.]

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