Instruções: Elabore um texto dissertativo-argumentativo com extensão mínima de 15 linhas e máxima de 30 linhas, de acordo com a proposta abaixo:
Com base na Lei nº 8.666/1993 e suas alterações posteriores, na Lei nº 10.520/2002, no Decreto nº 3.555/2000 e Decreto nº 5.450/2005, e suas alterações posteriores, e nos respectivos conteúdos previstos no programa do presente certame, discorra sobre licitações abordando sobre as seguintes questões: modalidades, tipos e limites.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O controle da Administração Pública é tema recorrente no Direito Administrativo, sendo a legalidade dos atos administrativos um de seus eixos centrais. A Lei nº 4.717/1965 (Lei da Ação Popular) estabelece hipóteses de nulidade do ato administrativo quando houver vício em seus elementos essenciais, o que revela a preocupação do legislador com a proteção do interesse público e a observância da legalidade. Segundo Celso Antônio Bandeira de Mello, a validade do ato administrativo depende da presença de determinados requisitos ou pressupostos, cuja ausência, deficiência ou vício compromete a sua existência jurídica e sujeita-o à invalidação. Dessa forma, a doutrina e a jurisprudência têm destacad…
Determinado município resolve alienar um imóvel de sua propriedade no qual existia uma praça pública. O bem é vendido, mediante prévia autorização legislativa específica, em concorrência pública. Um ano após alienação, o prefeito editou um decreto instituindo uma área non aedificandi na Cidade, por razões urbanísticas e ambientais. O imóvel em tela se situa nessa área. O proprietário propõe, então, ação na qual questiona o fato o decreto não prever qualquer indenização, ao qualificar a medida com uma limitação administrativa.
I- a alienação do bem público foi válida?
II- alguma indenização é devida ao proprietário?
Responda fundamentalmente, indicando os dispositivos constitucionais e legais…
Cora é servidora pública de um município do interior do Paraná. Ela é mãe solo, técnica de enfermagem e trabalha em regime de escala. Em 2023, seu filho Eneas foi diagnosticado com transtorno do espectro autista. Conforme o laudo médico, a recomendação é que sejam realizadas terapias de estimulação diária para a diminuição de suas dificuldades, bem como para que as suas habilidades sejam potencializadas. Ela requereu à Secretaria Municipal de Saúde a redução de sua jornada de trabalho, sem prejuízo da remuneração, para acompanhar o filho durante as sessões de terapia.
Contudo, o pedido foi indeferido por ausência de previsão legal na legislação municipal, bem como porque a servidora trabalha…



