O prazer dos livros e da literatura está ao alcance de crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual por meio de livros em braille, falados e digitais acessíveis. No Brasil, para atender às necessidades e interesses educacionais e culturais das pessoas com deficiência visual, a Fundação Dorina Nowill para cegos, uma das pioneiras na criação de obras em braille, produz grande parte dos livros em formatos acessíveis.
Andréia Queiroz, de vinte e nove anos de idade, deficiente visual desde os vinte e quatro anos de idade, comenta que, antes de aprender o braille e conhecer os livros falados, só escutava rádio e televisão. Agora lê best sellers, clássicos de ficção, biografias, e se sente muito mais capaz de interagir com o filho de sete anos de idade, com as colegas de trabalho e com os amigos. É a leitura promovendo o resgate da cidadania e ajudando a devolver a autoestima, ao promover a inclusão social e desenvolver um olhar crítico que possibilita formar cidadãos conscientes.
A importância da leitura para os deficientes visuais. Internet: <www.vejam.com.br> (com adaptações).
Considerando o texto acima, que tem caráter meramente motivador, redija um texto a respeito das técnicas utilizadas para a numeração de páginas e para a descrição de fotos, desenhos gráficos e tabelas em textos em braille.
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Em grande parte das escolas públicas brasileiras, para passar de ano, os alunos têm que rezar. Literalmente. Levantamento feito pelo portal Qedu.org.br a partir de dados do Ministério da Educação mostra que, em 51% dos colégios, há o costume de fazer orações ou cantar músicas religiosas. Embora, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino religioso seja facultativo, 49% dos diretores entrevistados admitiram ser obrigatória a presença dos estudantes nas aulas dessa disciplina. E, em 79% das escolas, não há atividades alternativas para estudantes que não queiram assistir às aulas de ensino religioso.
Internet: <oglobo.globo.com> (com adaptações).
Consider…
Acerca do ensino híbrido e da educação a distância no âmbito da educação corporativa, bem como das metodologias ativas que podem contribuir para a educação de adultos, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.
1 Apresente o conceito de educação a distância. [valor: 10,00 pontos]
2 Apresente o conceito de ensino híbrido. [valor: 10,00 pontos]
3 Escolha uma das metodologias ativas a seguir e descreva como ela pode contribuir para a educação corporativa: [valor: 18,00 pontos]
a) sala de aula invertida;
b) aprendizagem baseada em problemas;
c) gamificação na educação.



