a. Disserte sobre a desapropriação indireta, abordando: seu fundamento (com a posição do STJ para que se tenha caracterizada a referida desapropriação), quando se considera consumada, a ação manejável pelo expropriado, seu prazo e os direitos postuláveis. Esclareça porque é considerado o forum rei sitae como foro adequado e se é possível ocorrer reintegração ou reivindicação nessa espécie de desapropriação.
b. Qual a relação existente entre o Princípio da Função Social e a Desapropriação?
Destaque os dispositivos constitucionais que evidenciam essa relação.
c. Disserte sobre as hipóteses de desapropriação por interesse social existentes no Direito Brasileiro, fundamentando-as. Esclareça se o Estado possui legitimidade para desapropriar por interesse social, bem como a posição do STJ sobre o assunto.
d. Discorra sobre a desapropriação de bens públicos, bem como os das entidades da Administração Indireta (fundamentando em decisão do STJ e STF), enfrentando seus fundamentos, limites e condições.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
JOÃO DA SILVA propôs contra o ESTADO DO PARÁ (CMT DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ), em 1999, ação ordinária de reintegração no cargo de Soldado da Polícia Militar do qual foi excluído, mediante licenciamento a bem da disciplina policial militar, consoante disposto no art. 31 do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado do Pará vigente à época1 (processo judicial n. 00000000000 – 00ª. Vara Cível da Capital). O licenciamento em tela foi publicado no Boletim Geral n. 000, de 31 de março do ano de 1995. O autor da ação ingressou na Polícia Militar do Estado no dia 01 de dezembro de 1993, onde permaneceu até a data do licenciamento (31.03.1995). Impende salientar que o autor da aç…



