Determinada empresa, visando melhorar o atendimento dos requisitos de seu negócio, decidiu definir uma nova arquitetura de desenvolvimento de software, embasada na plataforma J2EE. Essa arquitetura deve ser dividida em camadas, com suas respectivas tecnologias, e as aplicações a serem construídas devem ser independentes de banco de dados e se beneficiar de componentes reutilizáveis.
Com base na situação hipotética descrita, redija um texto dissertativo acerca da implementação de uma aplicação CRUD (create, retrieve, update and delete). No seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- camadas de arquitetura proposta, sendo que estas devem ser independentes: a lógica de negócio da aplicação, a interface do usuário, a parte que delega responsabilidade e a persistência dos dados;
- tecnologias necessárias para cada camada da arquitetura, indicando exemplos e conceitos;
- aplicação CRUD, descrevendo a sua implementação, na arquitetura proposta.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma instituição pública deseja modernizar seu sistema interno de gestão de solicitações administrativas, atualmente baseado em planilhas e troca de e-mails. O novo sistema será desenvolvido como uma aplicação web, acessível a servidores e gestores, permitindo registro de novas solicitações (ex.: passagens, diárias, TI, manutenção); consulta e atualização do status; anexação de documentos; e visualização gerencial de pendências e tempos de atendimento.
A equipe de desenvolvimento decidiu adotar a arquitetura MVC (Model–View–Controller) para garantir separação de responsabilidades, baixa acoplamento e facilidade de manutenção.
No projeto, definiu-se que o Model representará entidades como Soli…
Redija um texto dissertativo acerca de tecnologias de desenvolvimento web. Em seu texto, apresente a definição e o principal objetivo de SPA (single page application) [valor: 4,75 pontos] e AJAX [valor: 4,75 pontos].
A Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal foi instituída pelo Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, e tem por objetivo a disponibilização na internet – por parte de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional – de dados e informações acessíveis ao público que possam ser livremente lidos por máquina, usados, cruzados e reutilizados, fomentando-se o controle social, o desenvolvimento tecnológico, o aprimoramento da cultura de transparência pública e a inovação nos diversos setores da sociedade. Atendendo ao disposto no referido Decreto, o Ouvidor, na qualidade de autoridade de monitoramento da LAI, foi designado para atuar no monitoramen…



