A Universidade de Brasília (UnB), fundação pública federal, com o fito de adquirir aparelhos eletrônicos nacionais para os seus laboratórios, alugou um de seus imóveis a terceiro, obtendo a renda suficiente para a referida compra. Concomitantemente, requereu à Receita Federal o não-pagamento do imposto de renda sobre o aluguel, e à fazenda pública do Distrito Federal a exclusão dos impostos locais incidentes sobre a operação de compra, bem como dos tributos incidentes sobre o imóvel alugado.
Acerca da situação hipotética acima, redija um parecer circunstanciado, analisando os seguintes aspectos:
- possibilidade, em tese, da incidência de imposto de renda sobre o valor recebido a título de aluguel;
- possibilidade, em tese, da incidência de tributos locais sobre o imóvel alugado;
- legitimidade da UnB para requerer o não-pagamento de impostos incidentes sobre compra e venda dos aparelhos eletrônicos;
- cabimento do pedido de não-pagamento do imposto na compra e venda dos aparelhos.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Durante auditoria da Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe em uma rede varejista de combustíveis, constatou-se que a empresa não recolheu o adicional incidente sobre gasolina e álcool carburante, cujo produto da arrecadação é vinculado ao Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Lei nº 4.731/2002). Além disso, verificou-se a ausência de segregação contábil dos valores correspondentes ao adicional, bem como questionamentos da empresa sobre a constitucionalidade da vinculação da receita a programas sociais.
Considerando a legislação aplicável, responda, de forma fundamentada:
- Quais são as principais fontes de recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza e qua…
O chefe do Poder Executivo do Distrito Federal (DF) propôs, em setembro de 2024, projeto de lei para a instituição de um novo programa de recuperação fiscal (REFIS A), destinado a contribuintes com débitos tributários inscritos em dívida ativa do DF. Além das reduções dos juros e das multas dos débitos tributários, o governo do DF pretende conceder, com o programa, desconto de 50% sobre o valor principal do débito, admitindo o parcelamento da dívida em 60 meses. Na exposição de motivos desse projeto de lei, a Secretaria de Fazenda do DF apresentou a estimativa do impacto orçamentário-financeiro do REFIS A sobre as contas públicas para os anos de 2024, 2025 e 2026 e previu que a compensação o…
Em 2029, com a implementação do sistema de devolução personalizada dos tributos sobre o consumo, Maria, residente em região de baixa renda do interior do país e cadastrada no CadÚnico, passou a receber valores periódicos a título de cashback do IBS e da CBS, vinculados às notas fiscais eletrônicas de compras de supermercado e contas de energia e água emitidas com seu CPF. Contudo, em 2030, ela deixou de receber parte das devoluções, sendo informada de que os valores estavam limitados a percentuais fixados por norma federal e que o procedimento para sua localidade havia sido substituído por um modelo simplificado. Além disso, foi noticiada a criação da Cesta Básica Nacional, com redução a zer…



