Resiliência: em algum momento você vai ter que desenvolver

Na etimologia da palavra, Resiliência deriva do latim resilie ou resalie.

A primeira parte da palavra é “re” que significa “novamente”. Já a segunda parte é “silie” que significa “saltar” ou “impulsionar”. Daí vem a ideia de estar sempre se renovando, estar sempre se reimpulsionando.

Também vem do uso do inglês, que quer dizer elástico, capaz de moldar-se.

De certa forma, ser resiliente não é ser um agente passivo do ambiente indutor de mudanças.

O ser humano que é resiliente está se renovando continuamente, transformando constantemente. É um ser impulsionado por um propósito maior, proativo e que constrói novas realidades.

A pessoa resiliente é aquela que promove mudanças necessárias em prol do seu objetivo.

Tomando como exemplo a figura acima das setas, muitos ainda acreditam que o caminho para alcançar os objetivos se traduz numa linha reta como a da esquerda.

Quem pensa como no lado esquerdo da imagem acredita que há a possibilidade de traçar uma rota clara como se o sucesso fosse uma estrada conhecida e tranquila.

A ideia por trás desse pensamento é que ter um objetivo definido e um plano feito é o suficiente para em mais tempo ou menos tempo se alcançar o resultado desejado.

Quem um dia já pensou assim, hoje não pensa mais. A ideia acaba não sendo sustentada por muito tempo, infelizmente.

É muito melhor ser prudente, perceber que a seta da direita da imagem faz mais sentido e caminhar pela jornada pretendida com a certeza que você vai ser provocado todo tempo a se reinventar.

É preciso ter consciência e tomar como pressuposto fundamental que sua resiliência vai ser colocada à prova mais cedo ou mais tarde.

Pergunte a todos que assim como você batalharam por um cargo no serviço público e passaram pela experiência como eles achavam que iria ser a jornada e como acabou sendo.

Independentemente dos desvios realizados, arrisco-me a dizer que 100% deles saíram maiores ou mais fortes de que quando entraram.

Não haverá sequer uma história desses ex-concurseiros que não envolva superação, abdicação, autoconhecimento, persistência. Você perceberá que eles usaram em maior ou menor medida a força da resiliência interna.

Conclusões

Fazendo uma junção de alguns conceitos sobre resiliência, pode-se concluir que é ela se traduz como a capacidade de:

  • Promover e implantar as mudanças necessárias para atingir seus objetivos;
  • Vencer as dificuldades, os obstáculos, por mais fortes e traumáticos que sejam;
  • Manter as competências e habilidades, mesmo diante das adversidades;
  • Antecipar crises, prever adversidades e se preparar com ações que atenuem esses cenários desfavoráveis;
  • Ter certeza do propósito e manter-se firme.

Talvez você descubra no fim do caminho que essa capacidade de se reimpulsionar chamada resiliência pode não ser o combustível do dia a dia – que está mais ligado a atributos como: foco, determinação, coragem, disciplina diária – mas, com certeza, é aquela característica que enquanto estiver presente impedirá que você desista do sonho pretendido.

Bons estudos!

Prof. Bruno Pimentel

@prof.brunopimentel

brunopimentel@voceconcursado.com.br

Acompanhar
Notificar
8 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Jéssica Almeida
Jéssica Almeida
6 anos atrás

Obrigada! Estava precisando ler algo assim. Acho que sempre haverá dificuldades, e o que determinará o sucesso é como as enfrentamos.

Lucilene
Lucilene
6 anos atrás

Excelente texto, parabéns !!

leotivi
leotivi
Aluno
6 anos atrás

Como dizia um poeta português: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Texto bastante verossímil à realidade dos concurseiros. Melhor dizendo, FALTA A CAPACIDADE DE SE REIMPULSIONAR. Obg. pelo texto, professor.

Gabriel Picolo
Gabriel Picolo
6 anos atrás

Muito obrigado pelo artigo. Na maioria das provas que tenho feito eu estou sendo aprovado. Recentemente, homologado em duas vagas e aguardando nomeação. Contudo, continuo semeando, pois atualmente me preparo para o TRT RJ e garanto mais uma aprovação e classificação, ficando a homologação e nomeação por conta da minha contínua postura de resiliência.

Daniela
Daniela
2 anos atrás

Muito obrigado , alguém muito importante repetiu tanto essa palavra pra mim , que eu resolvir estudar sobre , e acabei se identificando com ela

Wilza
Wilza
2 anos atrás

Parabéns pelo texto, em poucas e sábias palavras pude entender realmente sobre resiliência!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾