Texto I
Brasil: 66 milhões de adultos não têm o ensino médio completo
No Brasil, 66 milhões de pessoas com mais de 18 anos não têm o ensino médio completo. Do total de estudantes que iniciam o ensino fundamental no país, 30% não concluem a educação básica. Esses números mostram a necessidade de maior investimento em programas educacionais como o como a EJA – Educação de Jovens e Adultos – para melhorar a formação de jovens e adultos e, consequentemente, reduzir a evasão escolar no país.
Na rede Sesi (Serviço Social da Indústria), uma nova metodologia usada na EJA tem apresentado bons resultados em relação à formação dos estudantes. A rede, que oferece vagas gratuitas, tem a maior taxa de conclusão do país – 50% superior em relação à EJA pública. Em evento, no último dia 22 de novembro, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), especialistas e parlamentares discutiram a importância de projetos de ensino flexível, que se adaptem às necessidades do estudante.
(Reportagem: Luísa Guimarães. Em: 04/12/2023. Disponível em: https://brasil61.com/n/brasil.)
Texto II
Vídeo de universitárias de SP debochando de colega por ter “40 anos” viraliza e gera indignação
Um vídeo que viralizou na internet mostra três estudantes de uma universidade particular de Bauru (SP) debochando de uma mulher que também estuda na instituição pelo fato de ela ter “40 anos”. A estudante, que na verdade está prestes a completar 45 anos este mês, está no primeiro ano de biomedicina.
Uma publicação feita na sexta-feira (10) no Twitter já soma mais de três milhões de visualizações. Na postagem, uma das universitárias aparece gravando um vídeo para uma rede social enquanto conversa com as outras duas.
No vídeo, ela ironiza: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”. Logo depois, outra responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda a terceira.
Em seguida, a estudante que grava o vídeo diz: “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião”.
Elas chegam a dizer que a mulher “não sabe o que é Google”.
(Por Heytor Campezzi, g1 Bauru e Marília. Em: 11/03/2023.)
Texto III
Os ensinamentos valiosos do filme “Uma Lição de Vida”

O filme sugerido desta semana, lançado em 2010, se baseia na experiência real de Maruge, que, aos 84 anos, aprendeu a ler e a escrever em uma escola primária enfrentando muito preconceito e dificuldade.
Tudo começa com um anúncio governamental ofertando Educação Para Todos. Visto que o foco era as crianças, poucos adultos se interessaram pelo programa educacional. Porém, o Sr. Maruge era uma dessas pessoas, pois ele tinha uma enorme vontade de se alfabetizar e a oportunidade era para todos.
Em busca do seu sonho, o Sr. Maruge procura por uma escola. Por diversas ocasiões, ele sofre rejeição por conta de sua idade.
Finalmente, ele bate na porta da professora Jane que o aceita como aluno. O Sr. Maruge sofre às mãos de autoridades e moradores da região que,simplesmente, não o aceitam como estudante junto às crianças de 6 anos de idade.
Ele, de sua parte, não desiste e continua até o fim com sua luta por conhecimento. A professora Jane tem um papel fundamental na vida do Sr. Maruge, pois ela o incentiva, o apoia e fornece o suporte necessário para a realização de seu sonho. A mensagem principal do filme é a importância da educação diante de uma dura realidade.
(Por: Davi Pereira Loiola.)
Considerando os textos anteriores como motivadores, redija uma dissertação posicionando-se acerca do seguinte tema:
“Os desafios para garantir a educação de jovens e adultos, suas conquistas, cidadania e inclusão social efetiva”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Lei Seca surte efeito em jovens, mas ainda precisa melhorar, alerta especialista
Após 15 anos de sua implementação, a Lei Seca do Brasil (Lei nº 11.705/2008) parece surtir cada vez mais efeito na população mais jovem que dirige automóveis. Ao menos é o que indica uma pesquisa realizada neste ano pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Segundo o relatório, que traz diversas estatísticas relacionadas ao assunto, 19,8% dos motoristas flagrados ao volante sob efeito de álcool têm menos de 30 anos.
O que chama atenção é que esse porcentual é menor que o de motoristas mais velhos flagrados dirigindo sob efeito do álcool.
Em pessoas na faixa dos 30 aos 40 anos, o índice chega a 30…
Texto I
Por que todos deveriam aprender pensamento computacional já na escola?
Em geral, quando justificamos o ensino de tecnologia na escola, usamos argumentos que envolvem empregabilidade, desenvolvimento de habilidades técnicas e matemáticas ou a possibilidade de dar vazão à criatividade e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia propriamente dito.
Esses argumentos são extremamente importantes e verdadeiros! Quem domina tecnologia, de fato, amplia a sua chance de ter bons empregos e bons salários, aguça seu raciocínio lógico e coloca a sua criatividade em prática, podendo contribuir para construir um mundo melhor.
No entanto, esses argumentos não são fortes o bastante para justific…
Texto I
A Inteligência Artificial (IA) apresenta três áreas principais de preocupação ética para a sociedade: privacidade e vigilância, preconceito e discriminação e desafios filosóficos. A IA pode levar ao desemprego à medida que as máquinas assumem trabalhos que antes eram feitos por humanos. A desigualdade também é uma preocupação, pois a IA pode ser usada para perpetuar as estruturas de poder existentes. A IA também pode levar ao viés algorítmico, em que os modelos incorporam e implantam vieses humanos e sociais em escala. A privacidade é um direito humano fundamental reconhecido na Declaração dos Direitos Humanos da ONU, mas os aplicativos de IA podem representar uma ameaça real a esse …



