Análise as situações apresentadas a seguir:
Situação 1
A regulação da aviação civil é realizada por agências governamentais, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no Brasil. Essas agências são responsáveis por elaborar e aplicar as normas e regulamentos que garantem a segurança operacional.
Diante desse cenário, a ANAC alterou seu regimento interno com o objetivo de fazer frente aos novos desafios do setor de aviação civil, em razão de sua expansão e do considerável aumento do número de usuários do transporte aéreo no país nos últimos anos.
É cada vez maior o número de pessoas que viaja e utiliza os serviços de empresas de transporte aéreo. Aeroportos lotados, voos atrasados, cancelados, escalas não previstas, extravio de bagagem, enfim, inúmeros problemas que se tornaram recorrentes e que atrapalham muito a vida, a rotina e o trabalho do consumidor.
Com o objetivo de intensificar as ações de fiscalização da agência, foram criadas também a Gerência-Geral de Ação Fiscal (GGAF), que, vinculada à Diretoria Colegiada, atuando com outros órgãos da administração pública, tais como Receita Federal e Polícia Federal, para coibir operações ilícitas relacionadas à aviação civil.
A GGAF também será responsável pela fiscalização da prestação de serviços ao passageiro e pela coordenação de operações especiais, como as que ocorrem durante o período de férias.
A nova estrutura, idealizada com base na melhor definição de atribuições dos cargos da agência, não gerará ônus adicional para a União.
Internet: <www.anac.gov.br> (com adaptações).
Situação 2
A falta de conectividade aérea tem um impacto negativo no desenvolvimento econômico do país. Aeroportos bem conectados podem impulsionar o turismo, o comércio e a indústria, gerando empregos e renda. O Brasil apresenta problema de conectividade área, com falta de pessoal na ANAC, falta de oferta de voos low cost e ausência de infraestrutura adequada em vários aeroportos.
O governo federal já tem tomado algumas medidas para melhorar a infraestrutura aeroportuária brasileira. Em 2021, foram leiloados 16 aeroportos regionais para a iniciativa privada. Esses leilões devem gerar investimentos de cerca de R$ 40 bilhões na melhoria da infraestrutura desses aeroportos.
Internet: <www.anac.gov.br> (com adaptações).
Diante das situações apresentadas, elabore um texto sobre a relação da regulação com a segurança operacional, na qual atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir:
- Faça uma análise, a partir da Situação 1, destacando a relação entre regulação e segurança operacional. [valor: 10,00 pontos]
- Partindo da reestruturação da ANAC no setor de operações e fiscalização, analise a Situação 1, citando os fundamentos da cultura de segurança operacional [valor: 8,50 pontos]
- A partir da Situação 2, sobre a conectividade de voos no Brasil, faça uma análise e explique quais impactos causados pela falta desta conectividade para infraestrutura aeroportuária na perspectiva de ausência de voos e segurança da aviação adequada em diversos pontos do país. [valor: 10,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A criação de órgãos reguladores no Brasil teve início na década de 1990, como parte de um conjunto de reformas estruturais que visavam modernizar o Estado e aumentar a eficiência dos serviços públicos. A primeira agência reguladora brasileira foi a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), criada em 1997. A partir de então, diversas outras agências foram criadas para regular diferentes setores da economia, como energia elétrica, petróleo e gás natural, saúde suplementar, transporte aéreo e aquaviário, entre outros.
A partir das informações do texto e acerca de agências reguladoras no Brasil, elabore uma dissertação sobre regulação econômica no contexto brasileiro, abordando os seguintes…
Foi realizada uma análise sobre as oportunidades e os desafios de um determinado país para enfrentar sua área regulatória. Foi observado que os diretores eram indicados com finalidade apenas política e não havia um estudo de governança regulatória.
O país estava com dificuldades na remoção de barreiras tarifárias e não tarifárias ao comércio local e internacional, bem como a redução do Imposto de Importação. Nas tratativas, foi levantada a hipótese de implantação de agendas regulatórias e parcerias público-privadas no país, como os avanços das concessões nas áreas de energia, petróleo e gás e transportes, além da simplificação e modernização da legislação trabalhista, entre outras ações.
O …
O transporte terrestre interestadual de passageiros no Brasil é um setor estratégico para a economia e a integração nacional. A regulação do setor é fundamental para garantir a segurança, a qualidade dos serviços, a competitividade e a modicidade das tarifas.
Até 1993, o setor era dominado por empresas estatais, com tarifas controladas pelo governo. Entre os anos de 1993 a 2001, predominou a desestatização no Brasil de setores de infraestrutura, com concessões dos serviços a empresas privadas por meio de licitações.
A partir da Lei nº 10.233/01 (Lei de Criação da ANTT) instituiu a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como agência reguladora independente do setor. Atualmente a A…



