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Q139796 | TI - Segurança da Informação
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2022
Órgao: TELEBRAS - Telecomunicações Brasileiras S.A.
Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - TELEBRAS

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Para apoiar o uso da TI na automatização de processos de trabalho, na estruturação de informações para dar suporte à gestão dos órgãos e entidades e até na transformação do negócio das organizações publicas, são necessárias contratações de diversos produtos e serviços relacionados a TI.

Essas contratações devem ser bem concebidas, executadas e gerenciadas, pois envolvem recursos públicos significativos, bem como o esforço de diversas unidades administrativas, que precisam atuar de forma integrada para que as necessidades dos órgãos e entidades sejam atendidas.

Tribunal de Contas da União. Guia de boas práticas em contratação de soluções de tecnologia da informação:
riscos e controles para o planejamento da contratação. Versão 1.0. Brasília: TCU, 2012 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, e tendo em vista a Instrução Normativa n.º 1/2019 do Ministério da Economia, a qual dispõe sobre o processo de contratação de soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC) pelos órgãos e pelas entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal, redija, à luz da citada instrução normativa, um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos:

1 a contratação de gestão de segurança da informação e a contratação de gestão de processos de TIC; [valor: 1,30 ponto]

2 a contratação de apoio técnico aos processos de gestão; [valor: 1,30 ponto]

3 a contratação no caso em que a mensuração do esforço se dá por meio da métrica do homem-hora; [valor: 1,30 ponto]

4 a contratação que vise contratar por postos de trabalho alocados; [valor: 1,30 ponto]

5 a contratação em que o edital exija que os empregados da contratada possuam, após a assinatura do contrato, certificados para o fornecimento da solução; [valor: 1,30 ponto]

6 as três atividades exercidas pela equipe de planejamento da contratação durante a fase de seleção do fornecedor. [valor: 3,00 pontos]

Para cada um dos aspectos de 1 a 5, esclareça se a contratação citada pode ser feita ou se ela é totalmente vedada. Caso a contratação indicada possa ser feita, esclareça se há situação em que ela é vedada. Para cada tópico, caso haja vedação (total ou não), a identificação desta deve, necessariamente, iniciar-se com a expressão “É vedada a contratação de…”. No caso de vedação total, o período iniciado por “É vedada a contratação de…” deve ser seguido pelo período “Não há exceção.”


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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