Alessandra trabalha em um grande hospital público, e geralmente localiza-se no Plantão de Serviço Social. Neste espaço, ela atende a um número incontável de demandas e situações vividas pelos usuários que procuram o Serviço – manifestações e sequelas da “questão social” –, respondendo-as por meio de encaminhamentos – internos e externos – e também fornece orientações diversas. Entretanto, pensa que a distribuição espacial de sua sala poderia ser melhor, uma vez que entre o pequeno espaço para o atendimento e aquele destinado ao restante da equipe de Serviço Social (estagiários inclusive) existe somente uma parede de fórmica, o que não permite um atendimento sigiloso aos usuários.
Com base no exposto acima, responda às questões:
a) Cite um exemplo de como a “questão social” se manifesta na área da saúde e a intervenção da assistente social.
b) O que a assistente social pode fazer em relação ao seu local de atendimento a partir das Resoluções do CFESS?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia o fragmento e responda aos itens a seguir.
A Constituição Federal de 1988, define Seguridade Social como o conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade destinado a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Assim, a Seguridade Social visa a promover o estabelecimento de uma sociedade mais igualitária, agindo como um sistema de proteção social.
Segundo Sposati (2013): o modelo brasileiro de proteção social não partiu do reconhecimento universal enquanto direito de todos os trabalhadores; sua lógica seletiva foi incluindo paulatinamente segmentos da força de trabalho ativa. Afirma ainda que: “demandatários de proteção so…
Sandra é a responsável pela seleção de estagiários de Serviço Social na instituição em que trabalha. Ao término da seleção deste ano, o jovem Márcio obteve o 1º lugar. Entretanto, Marli, a Chefe do Serviço Social, nega-se a convocar Márcio para assumir o estágio, reprovando-o. Sua justificativa é de que o estudante necessita fazer uso permanente de cadeira de rodas, e a instituição não possui espaço físico para a sua locomoção.
1. O que determina a Lei nº 13.146/2015 no que diz respeito à situação apresentada?
2. Com base na Resolução CFESS nº 992, de 22/03/2022, e nos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social, avalie a conduta da Chefe do Serviço Social.
Thereza trabalha em um hospital, e é responsável pela realização de Grupo de Sala de Espera. Esta semana, uma das participantes – Juliana –, ao constatar que outra integrante do grupo era transexual, recusou-se a chamá-la pelo seu nome social. Thereza pondera que não pode obrigar Juliana a fazer o que não deseja, e segue a reunião. Diante dessa situação:
a) O que preconiza a Resolução CFESS nº 845, de 26 de fevereiro de 2018?
b) Tendo em vista a Resolução acima, o Projeto Ético-Político do Serviço Social e os princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social, avalie a conduta de Thereza.



