Todas as crianças e jovens têm direito à educação. Além do acesso à escola, a elas devem ser garantidos a permanência e o sucesso escolar. No entanto, de acordo com as informações do texto seguinte, “as políticas educacionais ainda enfrentam problemas de eficiência do sistema”, principalmente, quanto à “regularização do fluxo escolar”, porque “os estudantes ainda permanecem no sistema além da idade prevista e do tempo necessário para conclusão”.
No Ensino Fundamental, as políticas educacionais ainda enfrentam problemas de eficiência do sistema, especialmente a rede pública responsável pela oferta de escolaridade nessa etapa do ensino. Embora haja expressiva redução dos indicadores de reprovação e abandono escolar, os estudantes ainda permanecem no sistema além da idade prevista e do tempo necessário para conclusão. O grande desafio de regularização do fluxo escolar, ou seja, de assegurar a universalização da conclusão do ensino compulsório precisa ser enfrentado, garantindo condições de efetiva aprendizagem, sem negligenciar as novas necessidades de conhecimentos e habilidades requeridas no atual processo de desenvolvimento econômico e social. O desafio amplia-se no sentido de o Poder Público proporcionar o atendimento e oportunidades educacionais apropriadas aos jovens de 15 a 17 anos, tendo em vista, inclusive, a Emenda Constitucional Nº 59 que estabelece a obrigatoriedade de escolarização para a faixa etária dos quatro aos dezessete anos.
Fonte: MEC. Caderno de Reflexões. Brasília, 2011, p. 10.
Para o enfrentamento do problema com vistas a garantir “condições de efetiva aprendizagem” do aluno em contexto escolar, a fim de “assegurar a universalização da conclusão do ensino”, principalmente, no que diz respeito à educação de crianças e de jovens, apresente três medidas, no âmbito das práticas pedagógicas, que os professores devem tomar para que seja dado acesso ao conhecimento, à formação integral do ser humano e à participação no processo de construção de novos conhecimentos a todos os alunos de uma escola.
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Segundo informações do Portal do MEC (2011), para que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de uma escola cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Analise os dados do INEP/MEC sobre os resultados do IDEB da Escola Y nos anos de 2005, 2007, 2009 e sua meta para 2011, expostos na Tabela 1, e redija uma proposta que poderia ser executada, nesta escola, para elevação do IDEB a partir de 2011.
Tabela 1: Resultado do IDEB – EscolaY
| 2005 | 2007 | 2009 | Meta para 2011 |
| 3,3 | 3,5 | 3,8 | 4,1 |
Compreender o espaço, com suas formas e dimensões, é necessário para o desenvolvimento do aluno dentro de uma perspectiva de formação multidisciplinar.
A partir do tema espaço e forma, cite dois descritores que possam ser trabalhados nestes aspectos. Sugira, também, duas atividades que os alunos desenvolvam para atingir estes objetivos em sala de aula, sendo uma aplicável à zona rural e outra à zona urbana.



