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Q112855 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: IdecanVer cursos
Ano: 2014
Órgao: Prefeitura do Município de Carangola/MG

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Texto I

Tranquilidade – Uma cidade há 4 anos sem um assassinato

RIO – Num estado com 74% da população concentrada em apenas 19 municípios da Região Metropolitana, é difícil para quem vive enfurnado na loucura da cidade grande imaginar que ainda haja em território fluminense lugares onde se viva uma vida de interior. Onde se coloca cadeira na calçada para falar da vida alheia, onde a diversão gira em torno daquela clássica pracinha com uma igreja ao fundo e onde prédios altos são uma raríssima exceção na paisagem. A partir deste domingo, através de algumas curiosidades, O GLOBO inicia uma excursão por pequenos municípios que guardam características únicas – uns a poucas horas de viagem, outros, na divisa com outros estados – e replicam problemas comuns aos grandes centros: é “O Rio que o Rio não conhece”.

O fim do fardo da violência

A primeira escala da viagem nem é das mais distantes: são cerca de três horas para percorrer os 190 quilômetros que separam o Centro do Rio de Carmo, na Região Serrana. Com 17.434 habitantes, o município tem uma estatística de dar inveja: dados levantados pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), da Universidade Candido Mendes, mostram que a cidade é a que está há mais tempo em todo o estado sem registrar um caso de homicídio. O último foi em abril de 2010. Ou seja, são nada menos do que quatro anos sem um caso de assassinato.

(O Globo, 01 de junho de 2014.)

Texto II

Violência aumenta em cidades do interior do Estado

Os crimes violentos contra o patrimônio são a principal preocupação dos moradores e comerciantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Dados obtidos pelo Estado de Minas mostram que os índices de roubos registrados pelas polícias Militar e Civil nos dois primeiros meses de 2014 estão crescendo em um ritmo acelerado em comparação com o ano passado.

O aumento da violência é generalizado. Dos 34 municípios da Grande BH, em 24 a média desse tipo de crime em janeiro e fevereiro é superior à de 2013. Em dois (Brumadinho e Esmeraldas), o patamar é o mesmo, e só oito estão abaixo dos percentuais do ano anterior. Há municípios em que o percentual de roubos cresceu 150%, caso de Capim Branco. Até as menores cidades da RMBH, como Rio Manso, com pouco mais de 5,5 mil habitantes, enfrentam situações de perigo que antes só eram comuns nos municípios maiores, como BH, Betim e Contagem. As autoridades policiais também se mostram preocupadas e buscam iniciativas capazes de reduzir a insegurança.

(Disponível em: http://www.viacomercial.com.br/2014/04/violencia‐aumenta‐em‐cidades‐do‐interior‐do‐estado/.)

Texto III

A partir dos textos motivadores, redija um texto dissertativo‐argumentativo com o seguinte tema:

“Violência urbana, o enfrentamento de um problema social”.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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