sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q112551 | Informática
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2015
Órgao: TRT 8 - Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Processo: Um conjunto estruturado de atividades elaborado para alcançar determinado objetivo. Utiliza uma ou mais entradas definidas e as transforma em saídas definidas. Pode incluir quaisquer papéis, responsabilidades, ferramentas e controles gerenciais necessários para entregar o resultado esperado de maneira confiável. Um processo pode definir políticas, normas, orientações, atividades e instruções de trabalho caso sejam necessários.

Função: Uma equipe ou grupo de pessoas e as ferramentas ou outros recursos que são utilizados para conduzir um ou mais processos ou atividades, por exemplo, a central de serviço.

Glossário ITIL® de Português do Brasil, v.1.0, 29/7/2011.

Após a realização de uma pesquisa interna e externa com os usuários e clientes de determinado órgão, especialmente no tocante aos serviços de tecnologia da informação (TI), o setor de estratégias do órgão consolidou as críticas e sugestões em um relatório com apontamentos a serem analisados pela chefia da área de TI. Com base nesses apontamentos, a chefia designou um analista para propor soluções, com base no ITIL v3, para os problemas relatados a seguir.

I. Na área de TI, há diversos setores e, consequentemente, inúmeros ramais, além de funcionários lotados em dois prédios distintos do órgão. Quando ocorre um incidente (por exemplo, sistema indisponível ou impressora com defeito), os usuários não sabem qual setor de TI contatar. É muito comum, ainda, que o usuário, ao ser atendido por um funcionário da área de TI, seja redirecionado para setores distintos. Não é raro, também, os usuários receberem soluções díspares para o mesmo incidente, além de não ser possível acompanhar o andamento da solução.

II. Há reclamações quanto à responsabilização quando sistemas e(ou) recursos importantes ficam indisponíveis por muito tempo em períodos críticos para as áreas. Não há formalização de como os serviços devem ser oferecidos, o que causa transtorno para alguns usuários que, por conta de contratos externos de prestação de serviços, necessitam de soluções específicas de TI em tempo de resolução máximo predeterminado.

III. Alguns setores reportaram ter sofrido prejuízos devido à perda de dados que não puderam ser recuperados pela área de TI. Isso afetou tanto a reputação do órgão como seu patrimônio financeiro.

IV. Em algumas áreas da organização, é necessário que o serviço prestado pela TI tenha confiabilidade de funcionamento de, no mínimo, 90% do tempo durante um mês. Nessas áreas, inclusive, já foram relatados vários problemas de resiliência na infraestrutura de TI.

V. Houve expansão em alguns setores cliente, porém, a área de TI não atendeu à demanda nem às necessidades previstas para o negócio, apesar de o projeto de expansão ser de conhecimento dos gestores há cerca de um ano. Há preocupação das áreas, pois há novos planos de expansão em andamento e é necessário que a área de TI assegure as necessidades atuais e futuras do negócio.

A partir da situação hipotética acima, redija um texto dissertativo apresentando proposta de solução (processo ou função do ITIL v3) cabível para cada problema relatado.

Ao elaborar seu texto, atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir.

< Indique o nome do processo/função para a solução do problema I e descreva dois de seus objetivos. [valor: 7,60 pontos]

< Indique o nome do processo/função para a solução do problema II e descreva dois de seus objetivos. [valor: 7,60 pontos]

< Indique o nome do processo/função para a solução do problema III e descreva dois de seus objetivos. [valor: 7,60 pontos]

< Indique o nome do processo/função para a solução do problema IV e descreva dois de seus objetivos. [valor: 7,60 pontos]

< Indique o nome do processo/função para a solução do problema V e descreva dois de seus objetivos. [valor: 7,60 pontos]


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaInformática
BancaCebraspe (Cespe)

O uso de software open source apresentou uma curva crescente nas últimas duas décadas, principalmente dentro do governo federal no Brasil. O modelo conhecido como software público e o incentivo dos fabricantes, que passaram a oferecer suporte em formato de subscrições, contribuíram para a adoção de software de padrão aberto pelas organizações. Nesse contexto, aumentou de forma significativa a utilização do sistema operacional Linux, que provê uma série de serviços de TI para diversos tipos e tamanhos de empresas. Isso impulsionou um modelo de negócio que presta suporte e ajuda na evolução de software de código aberto. Embora o Linux seja considerado um sistema operacional com elevado nível d…

O objetivo Mudanças de TI Gerenciadas do COBIT 2019 enfoca o gerenciamento de todas as mudanças de TI de maneira controlada, incluídas as mudanças previamente planejadas e manutenções de emergência relacionadas a processos de negócios, aplicativos e infraestrutura. A respeito desse assunto, redija um texto atendendo o que se pede a seguir.

1 Cite duas práticas de gerenciamento do componente Processo do objetivo Mudanças de TI Gerenciadas do COBIT 2019, explicando cada uma delas. [valor: 4,75 pontos]

2 Cite duas atividades no âmbito de cada uma das práticas apresentadas. [valor: 4,75 pontos]

Considerando que bancos de dados são coleções organizadas de dados que se relacionam ou não, com o objetivo de armazenar informações, responda aos próximos questionamentos, referentes a tabelas em bancos de dados relacionais.

1 O que é uma chave primária? [valor: 3,00 pontos]
2 O que é uma chave estrangeira? [valor: 3,00 pontos]
3 O que é um índice? Qual é seu objetivo? [valor: 3,50 pontos]

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários