Dicas de Recurso para o cargo de Analista (Direito) do MPU!

, ,
Professor Bruno Marques

A prova para o cargo de Analista de MPU (Direito) foi aplicada no último domingo, dia 21 de outubro de 2018.

O concurso está andando rápido, o MPU já quer começar as nomeações a partir de 17 de dezembro.

Agora, começam as fases de RECURSO!

Conforme consta no Edital, serão três etapas de recurso que vão mudar consideravelmente a classificação final no concurso:

1) Recurso contra o gabarito da prova objetiva e recursos para a manutenção dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas;

2) Recurso contra o Padrão de Resposta Preliminar; e

3) Recurso contra o resultado da prova discursiva.

Então, se você estudou e se preparou para a prova, NÃO DEVE APENAS ESPERAR O RESULTADO. Está na hora de direcionar suas energias para conquistar o máximo de pontos nessas etapas e garantir uma melhor classificação final no concurso. Para te ajudar, esse artigo visa responder à seguinte pergunta:

COMO ELABORAR O RECURSO PARA O CONCURSO DE ANALISTA (DIREITO) DO MPU?

Serão muitas redações corrigidas para poucas vagas! Como cada ponto fará a diferença na classificação final, elaborei este artigo falando sobre as fases de recurso. Para facilitar a leitura, dividi esse artigo em 2 partes:

  • Estratégias para recorrer em cada etapa
  • Orientações para elaborar o texto do recurso.

Se preferir, pode ver o vídeo que preparei fazendo uma análise da prova, no próprio domingo, e detalhando como serão as próximas etapas:

ESTRATÉGIAS PARA RECORRER DE CADA ETAPA

  • Recurso contra o gabarito da prova objetiva e recursos para a manutenção dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas;

Nessa fase, a única regra é: relacionar todas as questões que errou e tentar recorrer de todas! Logicamente, nem sempre é possível questionar todos gabaritos. Porém, sempre que identificar que algo na questão possa causar dupla interpretação, recorra!

No seu recurso, você pode solicitar a anulação da questão, a alteração do gabarito e a manutenção do gabarito. Esse último tipo de solicitação já é usado por alguns candidatos há muito tempo. Na hora de conquistar uma vaga, qualquer estratégia é válida. Então, muitos candidatos, ao ver que as pessoas estão querendo recorrer de questões que eles acertaram, entram com um recurso para que a Banca mantenha o gabarito original.

Acha loucura? Saiba que é uma previsão contida no Edital:

“9.12.3.1 O candidato poderá, ainda, no período de que trata o subitem 9.12.3 deste edital, apresentar razões para a manutenção do gabarito, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso,(…)”

Então, nada de sair por aí dizendo de quais questões você vai recorrer, ok?

Por fim, os recursos providos nessa fase são sempre significativos, pois cada questão que você consegue reverter ou anular, equivale a 2 pontos a mais, pois no critério de “uma errada anula uma certa”, cada questão da prova objetiva vale 2 pontos.

  • Recurso contra o Padrão de Resposta Preliminar; 

Conforme eu havia previsto no vídeo pós-prova, o padrão de resposta preliminar veio bem aberto, admitindo várias possibilidades de resposta.

Há 2 informações importantes nesse Padrão. A primeira se refere à estrutura do texto dissertativo. Diferente da prova de Papiloscopista, a Banca não trouxe a progressão textual e a exigência de introdução e conclusão como um quesito avaliativo do padrão de resposta. Sendo assim, o candidato que não fez introdução e conclusão pode não ser penalizado. Por que eu digo “pode” e não “deve”? Porque a banca ainda pode descontar pontos no critério de “Estrutura Textual”, que vale 2 pontos. Porém, acredito que o examinador não será tão criterioso.

A segunda informação importante é a disponibilização dos conceitos avaliativos que serão utilizados pelo examinador para atribuir a pontuação aos candidatos. Apesar de muita gente não conhecer, trata-se de um modelo comum em provas da Banca Cebraspe. Explicarei para você como funciona detalhando tópico a tópico do enunciado.

1 apresente cinco funções institucionais do Ministério Público previstas na Constituição Federal de 1988 e discorra sobre cada uma delas; [valor: 20,00 pontos]

A Banca pediu para citar e discorrer sobre 5 funções institucionais. Porém, para atribuir a nota, ela define os seguintes conceitos:

  • 0 – Não apresentou as funções institucionais do Ministério Público, nem discorreu sobre elas.Nota: 0,0 pontos
  • 1 – Apresentou e discorreu sobre duas funções institucionais.Nota: 5,0 pontos
  • 2 – Apresentou e discorreu sobre três funções institucionais.Nota: 10,0 pontos
  • 3 – Apresentou e discorreu sobre quatro funções institucionais.Nota: 15,0 pontos
  • 4 – Apresentou e discorreu sobre cinco ou mais funções institucionais.Nota: 20,0 pontos

Apesar da banca não citar expressamente, é possível inferir que cada conceito valerá 5 pontos. Logo, se o candidato tirar conceito 4 (apresentar e discorrer sobre as cinco funções institucionais) ganhará 20 pontos. Todavia, se tirar conceito 2 (apresentar e discorrer sobre 3 função institucional) ganhará 10 pontos.

Ainda pode ocorrer de o candidato APRESENTAR 5 funções, mas DISCORRER apenas sobre 4. Neste caso, ganhará um conceito intermediário entre 3 e 4. Logo, a nota deverá ser de 17,50.

2 exemplifique uma atuação do Ministério Público que tenha contribuído para a promoção da cidadania, explicitando a função institucional exercida nessa situação; [valor: 9,00 pontos]

Apesar do Padrão de Resposta trazer alguns exemplos, o examinador deixou bem claro que não é um rol taxativo de exemplos. Isso fica evidente no trecho:

São diversos os exemplos que podem ser apresentados pelo candidato nesse aspecto, tendo em vista a ampla atuação do Ministério Público em vários temas.

A título exemplificativo, o (…)”

Esse entendimento se confirma na definição dos conceitos. Dessa vez, são apenas três:

  • 0 – Não abordou o aspecto. Nota: 0,0 pontos
  • 1 – Exemplificou como o Ministério Público contribui para a promoção da cidadania, mas não relacionou a atuação com alguma função institucional do órgão: Nota: 4,5 pontos
  • 2 – Exemplificou como o Ministério Público contribui para a promoção da cidadania e relacionou a atuação com a função institucional do órgão. Nota: 9,0 pontos

Sendo assim, se você citou uma função institucional e conseguiu relacionar essa função com a promoção da cidadania, deverá ganhar a nota máxima.

3 comente a atuação do Ministério Público na defesa de interesses difusos e coletivos. [valor: 9,00 pontos]

Nesse tópico, a resposta do Padrão de Resposta Preliminar está muito mais fechada que a do tópico 2. A Banca traz uma linha de resposta muito específica e não dá muita margem para outro tipo de abordagem. Desse modo, é interessante recorrer no sentido de destacar que o exemplo que trata acerca “do interesse e dos direitos de consumidores vítimas do vazamento de informações pela falta de segurança virtual de fornecedores de serviços” deveria se apenas exemplificativo. Ademais, a presença de palavras chaves, como defesa de direitos interindividuais, deveria constar no Padrão.

Quanto ao conceito, assim como no tópico 2, ele se resume a três:

  • 0 – Não abordou o aspecto. Nota: 0,0 pontos
  • 1 – Comentou sobre a atuação do Ministério Público na defesa de interesses difusos e coletivos, mas desenvolveu o quesito de forma inconsistente. Nota: 4,5 pontos
  • 2 – Comentou sobre a atuação do Ministério Público na defesa de interesses difusos e coletivos, desenvolvendo o quesito de forma consistente. Nota: 9,0 pontos

Ademais, esse termo “de forma consistente” é muito subjetivo. Sugiro que vocês solicitem a alteração para algo mais objetiva, como: “2- Comentou sobre a atuação do Ministério Público na defesa de interesses difusos e coletivos, apresentado um ou mais argumentos/exemplos para sustentar o ponto de vista”.

3) Recurso contra o resultado da prova discursiva.

Essa é a última fase em que o candidato tem a oportunidade de ganhar nota. E esse ganho costuma alterar significativamente a classificação no concurso. Não foram poucas as vezes em que vi pessoas serem convocadas graças às posições que ganharam depois do deferimento de seus recursos.

O Você Concursado já é referência nesse tipo de serviço e acompanha de perto essa fase do concurso. Assim, analisamos os resultados dos últimos concursos aplicados pelo CESPE, para que você tenha uma noção do grau de aceitabilidade de recursos pela Banca. Veja:

Veja que, no concurso do STM, 24% dos candidatos conseguiram ganhar pontos. Logicamente, só ganharam ponto aqueles que entraram com o recurso, ou seja, quem elaborou um recurso

Outra informação importante é: dentre todos os candidatos, NENHUM TEVE A NOTA DIMINUÍDA! A Banca CESPE defere ou não o recurso. Se ela deferir, você ganha pontos e pode melhorar sua classificação. Se ela indeferir, você não perde nada. Então, vale ou não vale a pena tentar?

Deixe-me mostrar casos de sucesso de recursos que fiz para alguns alunos:

“Boa noite, professor Bruno Marques. Ganhei 6,12 pontos. Que lindo! Minha nota ficou em 33,72, mas estava em 27,60 antes do recurso. Gostaria de agradecer muito pelo apoio no recurso da prova discursiva do STM.   Obrigada!

Adriana Moraes – STM/CESPE/2018

 “Profesorrrrr a minha nota subiu em 5.58 pontos. Muito obrigada. Mantive o 3º lugar para a minha região!!!!! Obrigadaaaaaa”.

Paola Diógenes –TRF 1ª Região/CESPE/2018

Esse serviço de excelência foi grande aliado para promover um salto relevante na minha classificação final no cargo de AJAJ do TRT da 8ª Região, uma vez que sai da 22ª colocação para a 4ª colocação, um ganho expressivo de 18 posições! Muito obrigada!”

Antonieta Bessa – TRT 8ª Região/2016

 Bruno, saiu o resultado do recurso. Conseguimos 3,07 pontos…. Agradeço pela colaboração nesse momento de grande importância na minha carreira. Muito obrigado!

Deiber Vieira – TRF 1ª Região/CESPE/2018

 Gostaria de fazer um agradecimento muito especial ao professor Bruno Marques que foi fundamental para que eu tivesse uma majoração de 5 pontos (isso mesmo meus nobres colegas concurseiros minha nota aumentou de 31,21 para 36,21)  na prova discursiva do IPHAN para Analista. O recurso foi formulado de maneira muito clara, objetiva e com argumentos pertinentes. Fica aqui meu muito obrigado a equipe do VC CONCURSADO e principalmente ao professor Bruno Marques que recomendo demais!!!

Eduardo Luiz Couto – IPHAN/CESPE/2018 – 1º Lugar

 E por que há tanta modificação nas notas após a fase de recurso?

A Banca tem muitas provas para corrigir em um curto prazo de tempo. Para isso, contrata diversos examinadores para fazer as correções. Para a análise do conteúdo, sua prova passa pela mão de 2 examinadores. A sua nota final é a média entre as notas concedidas pelos dois profissionais. Se a diferença entre as notas for muito discrepante, então a sua prova ainda passa pela avaliação de mais um examinador e sua nota passa a ser a média das duas mais altas.

Porém, como já era de se esperar, cada examinador tem uma visão de prova: uns são mais rígidos, outros mais flexíveis. Ao final, essa diferença de perfil entre os examinadores acaba impactando nas notas, gerando muita variação na nota dos candidatos.

No entanto, quando o aluno entra com recurso, há possibilidade de seu texto ser revisto por outro examinador. Se a nota do examinador que avaliar o recurso for maior que uma das notas anteriores, ela entrará no cálculo da média e a sua nota aumentará.

Por isso, é muito importante que você fique atento às informações deste artigo!!! Afinal, você só será beneficiado se entrar com o seu próprio recurso!

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAR O SEU RECURSO

Vale a pena fazer recurso. Isso é verdade! Porém, não adianta fazer de qualquer jeito. Há algumas regras e dicas que você deve seguir para não ter seu recurso indeferido antes de chegar nas mãos do examinador.

Então, vamos analisar algumas características essenciais de um recurso, levando em conta o Edital do CESPE:

1º) O recurso deve ser tempestivo:

A Banca CESPE é bem rigorosa com o prazo para interposição do recurso. Normalmente, o candidato possui 2 dias úteis: de 9h do primeiro dia até às 18h do segundo dia.

São menos de 2 dias para fazer o recurso e inserir na plataforma do site. Depois do recurso pronto, você ainda deve contar o tempo que demora para inserir na plataforma da Banca. Por isso, não é bom deixar para a última hora.

2º) O recurso contra o resultado provisório da prova discursiva, em regra, não deve contestar o Padrão de Resposta;

A banca definiu o Padrão de Resposta e concedeu prazo para questioná-lo. Esse padrão serve de base para a correção de todas as provas dissertativas. A definição desses critérios garante a isonomia e a objetividade da correção.

Você deve recorrer desse padrão preliminar tentando aproximá-lo ao máximo da sua resposta. Isso deve ser feito junto com o recurso contra o gabarito preliminar da prova discursiva. Após essa fase o Padrão de Reposta não poderá mais ser questionado.

O CESPE é claro em seu edital:

“10.8.5 No recurso contra o resultado provisório na prova discursiva, é vedado ao candidato novamente impugnar em tese o padrão de resposta, estando limitado à correção de sua resposta de acordo com o padrão definitivo”.

Por isso, não adianta encher o seu recurso de referência bibliográfica. O foco no recurso contra o resultado preliminar da prova discursiva deve ser sempre uma análise comparativa entre a redação e os critérios avaliativos definidos pela Banca no Padrão de Resposta Definitivo, ok?

O Padrão de Resposta DEFINITIVO é disponibilizado no mesmo dia que liberam o seu espelho de correção e é ele que deve ser utilizado como base para a elaboração do seu recurso.

Ora, se um candidato entra com um recurso questionando alguns dos critérios avaliativos, terá muito mais dificuldade para conseguir êxito no recurso. Para a Banca acatar esse tipo de recurso, teria que reavaliar todas as redações com base no novo critério. Logicamente, isso afetaria todo o cronograma do concurso. E isso não pode ocorrer, certo?

3º) O recurso deve ser claro e objetivo;

Esse é o grande desafio do recurso. O candidato deve ir direto ao ponto e explicar para o examinador porque sua nota deve ser majorada, sem fazer muitos rodeios. Os argumentos, no entanto, devem ser fortes. Por isso, utilizar uma linguagem simples e técnicas de enumerações e tópicos ajudam muito.

Antes de enviar o seu recurso, pergunte a você mesmo: Se eu tivesse 100 recursos para ler, eu leria o meu? Se achar que o seu recurso está cansativo, melhore o texto. Coloque-se sempre no lugar do examinador.

4º) Atenção à linguagem utilizada.

A linguagem é muito importante. Trata-se de um texto de natureza individual. Logo, o recurso pode ser escrito de forma impessoal ou na 1ª pessoa no singular (Eu). Porém, cuidado! Escrever o recurso inteiro na 1ª pessoa no plural (Nós) não cai bem, ok?

5º) Devo contratar um especialista para fazer o meu recurso contra o resultado da prova discursiva?

Os recursos contra o gabarito da prova objetiva e contra o Padrão Preliminar de Resposta normalmente são elaborados pelos próprios candidatos, uma vez que o impacto das alterações é atribuído a todos os candidatos.

Porém, quando se trata do recurso contra o resultado da prova discursiva, como se trata de uma fase importante e individualizada, é comum que os candidatos procurem professores que possuem experiência em redigir recursos. E isso é uma ótima opção, caso tenha recursos financeiros disponíveis.

Em primeiro lugar, porque o professor tem acesso a várias provas do seu concurso, logo, poderá fazer uma análise mais profunda e entender como a Banca está corrigindo as provas.

Em segundo lugar, porque o especialista tem prática nesse tipo de serviço e sabe como e quais os pontos que devem ser contestados.

Por fim, na elaboração de recursos acerca dos aspectos gramaticais, é necessário um conhecimento mais aprofundado da língua portuguesa.

Porém, cuidado na hora de contratar um especialista!

O recurso contra o resultado da prova discursiva deve ser sempre individualizado. Recursos iguais ou semelhantes serão preliminarmente indeferidos. Isto é, se seu recurso for muito genérico e igual ao de outro candidato, a Banca nem vai ler. Possivelmente, vai indeferi-lo antes de encaminhar para o examinador.

Já vi casos em que um professor redigiu o mesmo recurso (genérico) para diversos alunos e entregou faltando apenas 1 hora antes de encerrar o prazo para interposição do recurso. Resultado, os alunos não tinham mais tempo para refazer o próprio recurso, tiveram o recurso indeferido, perderam dinheiro e ainda não tiveram a chance de melhorar suas classificações no concurso!

Portanto, fique sempre atento ao histórico do professor, caso venha a contratar um serviço de recurso, ok?

Bom, pessoal, espero que tenha facilitado a vida de vocês! Eu e a equipe do Você Concursado estaremos à disposição para lhe ajudar nesta fase!

Caso tenha alguma dúvida não esclarecida, pode deixar um comentário que terei o maior prazer em responder!

Abraço!

Bruno Marques.

Veja também:

 

Acompanhar
Notificar
3 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
THIAGO
THIAGO
5 anos atrás

como sabes q eles querem começar a nomear 17 d dezembro? dá pra dizer a estimativa d nomeações, então? principalmente pro DF

Você Concursado
Você Concursado
Admin
Responder para  THIAGO
5 anos atrás

Foram informações repassadas por servidores da PGR. Além disso, a Procuradora-Geral recentemente comentou que serão nomeados ainda neste ano.

THIAGO
THIAGO
Responder para  Você Concursado
5 anos atrás

Certo. tem como saber quantas nomeações eles pretendem fazer d imediato? Sei q no último foram mais d 100 na primeira chamada do DF, e como eu fiz pra lá e estou entre os 100…desde já obrigado pelas informações. excelente o site!!!