Super bizu de Raciocínio Lógico para a prova da PF (Cebraspe)

Parece que foi ontem e estamos às vésperas da prova do concurso para Agente, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Federal (PF), banca Cebraspe, que será realizado 21 de março de 2021. É a primeira etapa rumo ao salário de R$ 12.522,50.

Para que você tenha sucesso em Raciocínio Lógico Matemático trouxe, para este artigo, um breve lembrete dos principais temas que o Cesbraspe costuma explorar.

1) Lógica Matemática

Certamente, a Lógica Matemática ou Lógica Booleana (nome dado em homenagem ao matemático e filósofo britânico George Boole) tem lugar de destaque na prova e, dessa forma, você  não pode deixar de lembrar da tabela verdade de cada uma das operações da lógica (costumo dizer que elas despencam em prova)…

 

 

 

Conhecer características da tabela verdade é importante, inclusive, para validar argumentos ou analisar problemas que envolvem diagramas lógicos.

A tabela-verdade acima tem apenas 4 linhas (todas as operações apresentadas envolviam somente duas proposições simples). Porém, se o número de proposições simples que formam ou determinam uma proposição composta for diferente (generalizando, igual a n), a tabela verdade terá número de linhas igual a:

Para o CESPE (na verdade, para qualquer banca), as 5 equivalências abaixo são extremamente importantes. Você não pode esquecê-las…

 

2) Análise Combinatória e Probabilidade

A análise combinatória, cujo objeto de estudo está na resolução de problemas de contagem, está no hall dos assuntos menos compreendidos de RLM pelos candidatos que prestam concursos. Geralmente, a preocupação está em diferenciar arranjo de combinação. De fato, é importante mas tem outros elementos que precisamos lembrar, a começar pelas regras da soma e do produto:

De forma geral, essas regras são usadas em problemas do tipo Arranjo (nos quais a ordem de escolha dos elementos é importante) e Combinação (a ordem é não importante). Nos arranjos e permutações, o uso da regra do produto é suficiente. No entanto, em problemas de combinações, a fórmula pode ser útil:

É comum, também, o uso da regra do produto em problemas envolvendo probabilidades, especificamente aqueles que dizem respeito à ocorrência de eventos simultâneos, para os quais a probabilidade de ocorrência é igual ao produto das probabilidades de ocorrência de cada um:

 

3) Sequências e Progressões

De muita aplicabilidade na própria matemática e em outras áreas de conhecimento (matemática financeira, estatística e até na econometria), o tema sequências e progressões vem ganhando importância em provas do CESPE (na prova da ABIN, foram duas questões relacionadas a esse tema).  Existem dois tipos especiais de sequências: as PAs e PGs.

PA (Progressão Aritmética):

Cada termo é obtido a partir da soma de um valor constante (razão) ao seu antecessor.

Para determinar qualquer termo da PA, usamos a fórmula do termo geral. Porém, são comuns as questões que temos que determinar a soma de seus termos:

PG (Progressão Geométrica):

Cada termo é obtido a partir do produto de um valor constante (razão) ao seu antecessor.

Vejam as fórmulas do termo geral e soma dos termos de uma PG:

 

4) Outros temas…

Por fim, outros temas que merecem destaque são:

  • Diagramas de conjunto: lembre de começar qualquer análise a partir da(s) interseção(ões);
  • Regra de três: cuidado com grandezas que são inversamente proporcionais;
  • Análise e interpretação de gráficos e tabelas; e
  • Cálculo de porcentagens.

Enfim, esses são os temas. E então, confiante? Que venha a prova e que tenha muito sucesso!!!

Veja também as dicas que o professor Bruno Marques para a prova discursiva:

Estamos aqui para te auxiliar: confiram minhas aulas demonstrativas: Links para os cursos

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários