Alteração importante no edital de Técnico Judiciário (AA) do TRT- 1ª Região (RJ)

Professor Bruno Marques

Para você que está se preparando para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho (TRT – 1ª Região), é bom ficar ligado nesse artigo.

A Banca AOCP publicou, no dia 17/05/2048, uma alteração no Edital, justamente nos critérios de correção da prova discursiva para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa.

Como alguns alunos ficaram apreensivos com a mudança, decidir explicar:

COMO ESSA ALTERAÇÃO DO EDITAL IMPACTA NA PREPARAÇÃO PARA A PROVA?

Como você já sabe, o Edital do TRT-RJ definiu poucas vagas no Edital, mas vai deixar uma boa margem de candidatos no Cadastro de Reserva. Segundo o Edital, serão corrigidas 2400 redações. A quantidade de redações corrigidas por cargo é a seguinte:

Essa quantidade de 2380 redações corrigidas também é o número de aprovados que comporá o cadastro de reserva.

Todavia, dados do próprio Órgão mostram um déficit de pessoal gigantesco de servidores. O Presidente do TRT/RJ chegou a falar em 41 vagas imediatas para analista e 105 para técnicos. Deste modo, quanto melhor a sua classificação final no concurso, maior a sua chance de ser convocado.

Uma boa estratégia para estar entre os mais bem aprovados é tirar uma boa nota na redação.

A prova discursiva será diferente para cada cargo, podendo ser o Estudo de Caso ou uma Redação (Dissertação).

ESTUDO DE CASO

A prova discursiva Estudo de Caso será aplicada para os cargos de:

Analista Judiciário – Todas as áreas

Técnico Judiciário – Especialidade Segurança

Técnico Judiciário – Especialidade Enfermagem

O Estudo de Caso vale 30 pontos e consiste na redação de um texto de até 30 linhas a respeito de uma matéria de conhecimento específico, baseado em uma situação hipotética que será apresentada no enunciado. Serão 4 os aspectos avaliados pela Banca: 1) Atendimento ao tema proposto; 2) Conhecimento técnico-científico sobre a matérias; 3) clareza de argumentação/senso crítico em relação ao tema proposto na questão; e 4) utilização adequada da Língua Portuguesa. Veja:

Se observar bem, apenas o item 2 está ligado diretamente ao conteúdo técnico sobre o conteúdo. Isso quer dizer que saber o tema da questão vai te garantir apenas 6 pontos, isto é, apenas 20% da nota máxima.

Por outro lado, todos os outros critérios estão relacionados à técnica de discursiva, ou seja, ao conhecimento a respeito da estrutura do texto dissertativo.

REDAÇÃO

A prova discursiva Redação, que será aplicada ao cargo de Técnico Administrativo – Área Administrativa –, consistirá na escrita de um texto dissertativo de até 30 linhas. Segundo o Edital, a dissertação deverá ser elaborada a partir de um tema proposto, baseado em um ou mais textos ou fragmentos de textos.

No Edital antes da retificação, a AOCP havia descrito apenas quais os critérios que seriam utilizados pela Banca para corrigir a redação, mas sem a especificação da pontuação de cada critério.

Com a retificação, a Banca detalhou quanto valeria cada um dos aspectos avaliativos:

Essa informação é extremamente útil para você montar uma estratégia para a prova discursiva. Agora, poderá direcionar o seu estudo para os aspectos que lhe garantirão mais nota no final.

Para te ajudar, dividi aspectos avaliativos em 3 grandes grupos: Conhecimento de Gramática, Conhecimento do Tema (Conteúdo) e Conhecimento do Texto Dissertativo. Veja a que conclusão eu cheguei:

Observe que saber o tema da redação (Conteúdo) vai te ajudar a conseguir apenas em 23%. E é justamente nesses aspectos que a maioria dos candidatos se preocupa.

Por outro lado, saber aplicar as características de um texto dissertativo te ajudará a conseguir até 47% da nota final. É mais que o dobro do que o conhecimento de conteúdo.

Importante ressaltar que o aspecto “Atendimento ao tema proposto” está em texto dissertativo e não em conteúdo, pois o examinador ao corrigir a prova observará se o tema foi atendido. É justamente o conhecimento do texto dissertativo e a técnica de discursiva que te mostrará como apresentar o tema para Banca. Logo, sabendo o não o tema, é possível conseguir nota nesse aspecto, apenas com a leitura do enunciado.

Essa é uma peculiaridade da Banca AOCP. Ela costuma dar importância para os aspectos textuais e gramaticais. Sendo assim, não basta ter conhecimento técnico sobre um assunto específico, é preciso dominar as características do texto dissertativo.

O interessante é que a maioria dos candidatos não se importam com a Redação, muito menos com o conhecimento sobre o texto dissertativo. Basta olhar os grupos de estudo do TRT-RJ no Facebook e no Whatsapp. São raras as discussões a respeito da tipologia textual solicitada (Dissertação), coesão referencial e sequencial, etc. Todo mundo se preocupa apenas com a prova objetiva e deixa a redação de lado. O que é um grande erro. Se você tirar um tempo para estudar a redação e desenvolver a habilidade de escrita, terá uma grande vantagem na frente dos demais candidatos.

A boa notícia é que todas essas habilidades você conquista no meu Curso de Discursiva. Além de toda a teoria, poderá praticar bastante, afinal, o curso conta com a correção de 5 redações. A ideia do curso é te deixar preparado para a discursiva, mas sem tomar o tempo que é necessário para que estude as matérias da prova objetiva.

Imagina que maravilha, ser aprovado na prova objetiva, ter a redação corrigida e conseguir ganhar diversas posições graças a prova discursiva, tendo se dedicado apenas algumas horas por semana. Seria excelente, certo?

Para isso, toda a teoria foi resumida a 5 aulas. Cada aula foi escrita de forma bem simples e com muitos exemplos, para que não fique cansativa.

A estratégia de estudo ideal é a seguinte:

Fase 1: Leitura de 1 aula teórica por semana.

Fase 2: Depois disso, você deve elaborar uma redação por semana e enviar para correção.

Logicamente, se você conseguir acabar de ler as aulas teóricas antes, poderá iniciar mais rápido o treino das discursivas. E sugiro que faça isso, afinal, você precisa acompanhar os alunos que entraram antes, pois estão evoluindo rapidamente.

Ir bem na prova discursiva não é uma escolha, é uma obrigação! Ela vai fazer a diferença na sua classificação final!

Bons Estudos!

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários